As estrias são lesões da pele em forma de linhas rosadas ou esbranquiçadas, deprimidas ou discretamente elevadas. As lesões inicialmente são linhas arroxeadas/avermelhadas que com o tempo tendem a ser tornar mais claras.
Podem ocorrer devido a fatores hormonais, a um rápido crescimento, gravidez, ganho de peso, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, prolongado uso de corticosteróides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa. Elas podem terespessura e/ou largura variáveis e são mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome, ombros e costas.
O momento ideal de tratar é aquele que seja realizado logo que as estrias aparecem, na fase em que são recentes, rosadas. Existem vários tipos de tratamentos: tópicos com cremes e formas manipuladas, com lasers,luz intensa pulsada,IPCA® (Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas), MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele) , esses tratamentos podem ser usados de forma isolada ou em associações. Além disso, também existem vários tratamentos para estrias brancas, que geralmente são estrias mais antigas.
O tratamento deve ser feito sob a orientação de um médico dermatologista.