Alopecia Areata

Alopecia areata é uma doença de causa desconhecida que se caracteriza pela repentina redução ou ausência de pelos ou cabelos em uma determinada área do corpo, geralmente o couro cabeludo. Ela tem evolução progressiva e resolução geralmente espontânea, sem alterações da pele. Acomete por igual homens e mulheres de qualquer idade e pode apresentar recaída.

A causa ainda é desconhecida, mas entre as possíveis causas, estão a predisposição genética e fatores desencadeantes como o estresse emocional e os processos imunológicos. Muitas vezes quem tem alopecia tem também outras doenças autoimunes, como alterações na tireóide ou vítiligo. Muitos pacientes associam a crise de alopecia a algum evento estressante ocorrido pouco antes.  É uma patologia imprevisível. Em algumas pessoas, o cabelo cresce de novo, mas cai novamente mais tarde. Em outras, o cabelo volta a crescer e não cai mais. Cada caso é único. Mesmo que perca todo o cabelo, há chance de que ele crescer novamente.

A alopecia areata incide em cerca de 1% a 2% da população, afetando todos os grupos raciais e podendo surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos ocorram abaixo dos 20 anos. A doença geralmente é assintomática e se caracteriza pela queda repentina de pelos ou cabelos, formando círculos de falta de cabelos (“pelada”). Normalmente, não se constata quaisquer alterações locais da pele. Pode atingir tanto o couro cabeludo como também a barba, supercílios, cílios ou qualquer outra região pilosa.  O principal dano aos pacientes é o psicológico. Alguns pacientes ficam abatidos por causa desta condição. Em crianças, o tratamento psicológico precisa ser levado a sério, pois por causa de possível descriminação dos colegas, as crianças podem se sentir excluídas de seu meio.

Os tratamentos não acabam com a alopecia areata, eles estimulam o folículo a produzir cabelo novamente, e precisam continuar até que a doença desapareça. Os tratamentos são mais eficazes em casos mais leves.  Um dermatologista qualificado saberá diagnosticar a doença e indicar a melhor forma de tratamento.

Não há como prevenir a alopecia areata, uma vez que suas causas são desconhecidas. Mas uma vez com alopecia, há algumas dicas para que você se sinta melhor, diminuindo seus efeitos.