Os filtros solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultravioleta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de fator de proteção solar (FPS)mais alto.
Filtro solar de amplo espectro são filtros que protegem a sua pele de dois tipos de radiação UVA e UVB e são a melhor opção na hora de escolher o seu protetor solar.
O filtro para UVB tem a cobertura protetora calculada pelo FPS. “O fator de proteção solar significa quanto uma pessoa pode ficar exposta ao sol antes de sua pele ficar avermelhada.” Apesar disso, o comitê europeu responsável pelo controle de medicamentos e cosméticos determinou recentemente que os filtros com FPS superior a 50 tivessem a descrição 50 + no rótulo. Essa decisão se deve à diferença relativamente pequena entre a proteção de um produto FPS 30 e a de um FPS 60. Essa determinação foi feita para que não fosse gerada uma expectativa irreal ao consumidor, que poderia achar que, se usar um fator 100 está 70 vezes mais protegido que se usasse um fator 30.
Em relação ao grau de proteção UVA o parâmetro utilizado é o PPD – Persistent Pigment Darkening.
O PPD de um filtro solar deve ter no mínimo o valor de um terço do valor do FPS.
É recomendado usar filtro solar de no mínimo FPS 30, o filtro deve ser aplicado 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicado a cada 2 horas.
Existem vários formulações de filtros solares e cada pele tem um tipo ideal de filtro a ser utilizado. Há produtos com diferentes tonalidades de cor, maquiagem com filtro solar, protetores com substâncias clareadoras, antioxidantes, com proteção contra a radiação infravermelha, para pele sensível, acneica, com melasma….
Venham a Diversitá Dermatologia consultar com nossos dermatologistas e verificar qual o melhor filtro solar para o seu tipo de pele!