O vitiligo é uma doença muito estigmatizante e que atrapalha as pessoas no campo psicológico e profissional. Ela não é contagiosa, como muitos pensam, mas pode ser grave, pois certos casos não se restringem à pele. O vitiligo é uma doença que afeta os melanócitos, as células que pigmentam nossa pele e cabelos. São elas que produzem a melanina. Acontece que existem melanócitos também nos olhos, mucosas e meninges. Logo, o vitiligo pode afetar estes órgãos também.
Grupo Internacional de Dermatologistas Envolvidos no “Vitiligo Day”: Nawaf Al-Mutairi (Kuwait), Dan Siegel (Academia Americana de Dermatologia) e esposa, Shyam Verma (Índia), Uwe Wollina (Dresden/Alemanha), Omar Lupi (Brasil)
A boa notícia é que está em andamento uma grande iniciativa internacional envolvendo países bem distantes como o Brasil, a Índia e o Kuwait. Estas três nações estão se mobilizando para fazer do dia 25 de junho o “Dia Mundial de Combate ao Vitiligo”. Nesta data serão organizados, em todo o mundo, todos os anos, palestras, ações comunitárias e divulgação em jornais e revistas de matérias que esclareçam a população sobre a doença, informando que ela tem cura, não é contagiosa e que o dermatologista é o profissional médico habilitado para tratá-la.
Para que isso se torne realidade a sua ajuda é fundamental! A Vitiligo Research Foundation é uma organização não-governamental focada no tratamento do vitiligo e pretende entregar ao secretário-geral da ONU uma petição com 500 mil assinaturas de pessoas de todas as partes do mundo para criar o “Vitiligo Day”. O Instituto Protetores da Pele apoia essa ideia e está ajudando a fazer o recolhimento destas assinaturas no Brasil. Basta você acessar o site da campanha (www.25june.org) e manifestar o seu apoio. É uma ação gratuita, que toma 3 minutos do seu tempo e pode ajudar a muitos portadores do vitiligo no mundo inteiro!
Participe!
Fonte: Protetores da Pele
Compartilhe: