contato@diversitadermatologia.com.br(31) 3281-4118 | 3281-3926(31) 98831-1002

Cuidar da pele não se resume aos cremes

Por:digitalpixel
Notícias

11

jul 2012

Área da medicina que atrai a atenção de homens e mulheres do mundo inteiro pela parte que cuida da beleza, a dermatologia é muito mais do que apenas estética.

 

O cuidado com o maior órgão do corpo humano é um dos mais estudados e que passa por mais atualizações no ramo médico. Em entrevista a O Poti/Diário de Natal a dermatologista Kelly França, presidente da regional do Rio Grande do Norte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destacou os novos caminhos desse ramo da medicina e como os cuidados com a pele não se resumem a cremes ou tratamentos estéticos realizados em consultórios. A médica também deu dicas de como homens e mulheres devem fazer para cuidar da pele, seja em busca da beleza ou saúde.

 

CONFIRA A ENTREVISTA:

 

De que forma os mais de 300 dias com alta incidência de raios solares que costumeiramente Natal tem por ano influenciam no trabalho do dermatologista em Natal? Há de se ter mais cuidado com os tratamentos?

Como nossa cidade tem sol praticamente o ano todo, então nós temos uma certa dificuldade em executar certos tratamentos. Cuidar de manchas na pele, em que o paciente tem que usar o protetor solar regularmente, é um grande problema. Às vezes o próprio calor e o mormaço fazem com que ele não fique tão bem como deveria após o tratamento. Assim, algumas doenças são mais difíceis de tratar aqui por conta da radiação solar, que é mais intensa no ano todo, mesmo no inverno.

 

Durante esta época um pouco mais chuvosa, em que encaramos dias mais nublados na capital e teoricamente menos sol, o cuidado com a pele deve ser o mesmo por parte de quem mora em cidades como Natal?

Mesmo estando em dias um pouco mais frios, mais nublados, a radiação ultravioleta passa normalmente pelas nuvens. Você só não sente o calor, mas sente a radiação. Quem for para a praia em um dia nublado, por exemplo, vai ficar queimado do mesmo jeito. Claro que a nuvem bloqueia um pouco mais, não fica como no verão. Os cuidados são os mesmos de sempre, como utilizar sempre protetor solar. Também é recomendado o uso de cremes hidratantes. Como estamos em uma época um pouco mais fria, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes, que ressecam mais a pele. Após o hidratante secar, aplicar o protetor solar. E este deve ser usado regularmente. Todos os dias, com aplicações de manhã e ao meio-dia. Mesmo que a pessoa vá ficar em casa, exceto que a pessoa não vá sair mesmo. Se você for na varanda, está tomando sol.

 

Como funciona o "acúmulo de sol" na pele? Os seus resultados aparecem apenas quando se alcançam idades mais avançadas?

O sol que se toma desde criança fica acumulado na pele. Os futuros problemas dependem totalmente da cor da pele, do fototipo do paciente. Uma pele maisescura é naturalmente mais protegida contra a radiação solar. No caso de ter uma pele mais clara e tomar muito sol, ele pode sentir os malefícios mais precocemente. Se um lavrador, por exemplo, de olhos claros e pele clara, tomando sol todo dia, ou alguém que se expõe a muito sol na praia, essas pessoas vão sofrer mais rápido com os efeitos deletérios da radiação solar. Por exemplo: câncer de pele, manchas na pele, rugas e envelhecimento precoce. E se é uma pessoa de pele mais escura que toma sol diariamente isto só vai aparecer lá na frente e se toma pouco sol, é possível que nem apareça. Tudo depende da quantidade de radiação acumulada ao longo da vida e do tipo da pele. Vale lembrar que a proteção solar não deve ser feita apenas com protetor solar. Ela pode ser feita com uso de camisas de mangas longas, bonés, viseira, procurar uma proteção como as barracas quando estiver na praia. Tudo isto também é forma de evitar o sol.

 

Além do protetor solar e do hidradante, uma alimentação regulada e o consumo de líquido também ajudam no cuidado com a pele?

Sempre recomendamos que as pessoas tenham uma alimentação que seja o mais saudável possível. Ao invés de estar tomando um monte de pílulas para rejuvenescimento, que ela abuse de verduras e frutas. Querendo ou não, tudo isso tem conservantes e corantes, que a gente não sabe lá na frente o que pode causar. E hoje a gente vê um índice muito grande de câncer na população. Não se sabe se é por conta do maior número de diagnósticos ou se realmente estamos expostos a estes fatores, presentes nos enlatados, por exemplo, que temos mais acesso hoje do que nossos avós tinham. Tudo isto influencia. As substâncias ricas em betacaroteno (cenoura, beterraba, mamão, manga, abóbora) e as ricas em vitamina D, para aumentar a síntese da vitamina. Hoje, sabe-se que não é mais recomendada a prática dos banhos-de-sol diários para produzir vitamina D. Uma exposição de cinco a dez minutos, três vezes por semana, em área do tamanho de braços ou pernas é suficiente para suprir a quantidadede vitamina necessária para sua vida. Não é preciso mais tomar sol por 30 minutos todo dia, como se fazia antigamente com os bebês. O sol é importante para o humor, tem gente que se deprime em lugar que não tem sol. Tudo isto é importante, mas na medida certa. E quanto ao líquido a recomendação é, em qualquer período do ano, que se tome no mínimo dois litros de água por dia. Nas épocas mais quentes lógico que se intensifica o consumo de líquido, que se perde muito no suor. Em Natal, que não tem aquele inverno rigoroso, é importante estar sempre se hidratando. Tudo do nosso corpo flui através de líquidos, então quanto mais hidratado estiver melhor.

 

Os tratamentos de pele, como cremes e pílulas que são vendidas em larga escala no mercado, são realmente efetivos?

Os tratamentos de pílulas antienvelhecimento são eficazes, mas tem um limite. Muitas vezes eles podem não fazer tanto quanto prometem. Eles funcionam como adjuvantes no rejuvenescimento, combatendo os radicais livres, considerado o "lixo celular" que se acumula nas células e leva ao envelhecimento precoce, com a degradação do tecido. Geralmente estes radicais são liberados por estresse. Hoje em dia, tratamento para rejuvenescimento temos muitos, desde cremes, ácidos, que são tópicos, passando pelos peelings e chegando aos lasers. Também tem o botox e o preenchimento. Esta época, com menos incidência de raio solar, torna a procura pelos tratamentos muito alta, deixando os consultórios cheios. Dá para fazer peeling, botox, preenchimento e laser sem tanto problema. Com o arsenal terapêutico disponível hoje, se a pessoa começar desde cedo, nos primeiros sinais de envelhecimento, a se cuidar, lá na frente ela rejuvenesce de forma global. Isto não pode impedir uma cirurgia, mas pode evitar. A maior procura dentre os tratamentos fica por conta da toxina botulínica, o botox, e o preenchimento, mais os lasers.

 

A presença dos homens em consultórios para tratamentos de beleza realmente aumentou nos últimos anos?

Os homens estão vaidosos, se cuidando mais. Até mesmo por conta da imagem no trabalho, por exemplo, as pessoas estão exigindo mais. E a procura é sem preconceito. Antes, os homens queriam se cuidar, mas por preconceito não procuravam o dermatologista. É bom enfatizar que é sempre importante o paciente procurar um dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele pode encontrar a lista no site. São os profissionais mais qualificados, que estudam e conhecem de pele a fundo. Não apenas a parte de estético, mas a pele como um todo, as doenças, anatomia, fisiologia. Estamos em uma campanha de valorização do dermatologista, esclarecendo a população que os riscos existem, os tratamentos podem ter suas complicações, mas o dermatologista está apto para cuidar de tudo isto. Na busca de um tratamento mais rápido ou mais barato, as pessoas se dirigem a profissionais que não são qualificados. Para ser dermatologista, além dos seis anos de faculdade, são dois de clínica geral e dois de dermatologia. Tem gente que termina o curso e faz cursos de final desemana para atuar na área de cosmeatria. A execução muitas vezes não é tão complicada, mas é preciso saber o que fazer, em que local e se aquela pessoa pode fazer o tratamento, por exemplo.

 

Fonte: Diário de Natal


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

R. Professor Moraes, 714, Salas 1001 a 1003 Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

(31) 3281-4118 | 3281-3926

(31) 98831-1002

contato@diversitadermatologia.com.br