Pimecrolimus é apresentado como substituto aos corticosteróides

nov 2013

O pimecrolimus foi apresentado no Congresso Brasileiro de Dermatologia de 2004. Atuando no combate à inflamação da pele, sua ação substitui a dos cremes à base de corticosteróides, sendo que possui um perfil de segurança muito maior, pois sua absorção é mínima e não interfere com a produção normal de corticosteróides pelo organismo nem promove a atrofia da pele ou formação de estrias (que podem ocorrer com alguns tipos de cremes de corticosteróides).

O medicamento, que já demonstrou bons resultados no tratamento da dermatite atópica leve, parece ter resultados também no tratamento de outras doenças da pele, como as dermatites de contato, dermatite seborréica, psoríase, liquen plano e vitiligo. Poucos trabalhos foram apresentados demonstrando seus efeitos positivos no tratamento de algumas destas doenças, sendo necessário que estudos controlados e com um maior número de pacientes sejam realizados para comprovar seus efeitos benéficos.

Dermatite atópica

O medicamento inibe a produção de substâncias que atuam no processo de inflamação da pele (citocinas) mas, apesar de boa atividade anti-inflamatória, ele não apresenta bons resultados na fase aguda (mais intensa) da inflamação. A recomendação é que na fase aguda continue a ser usado o corticosteróide, até que os sintomas diminuam de intensidade, para então controlar a doença com o pimecrolimus, que seria utilizado como droga de manutenção.

Foi sugerido também, que o uso do medicamento logo aos primeiros sintomas da doença, poderiam limitar a evolução da atopia, podendo, talvez, prevenir o surgimento posterior de asma ou rinite alérgica. Estudos para comprovar esta teoria já estariam sendo iniciados, mas seus resultados só estarão disponíveis em cerca de 6 a 8 anos.

Quanto à dermatite atópica, doença que atinge principalmente crianças, os melhores resultados de tratamento com o pimecrolimus são referidos para lesões na face. A vantagem é a segurança do medicamento para o tratamento de lesões nesta região, onde os corticosteróides podem provocar efeitos colaterais. Sua eficácia, no entanto, seria maior nos casos leves da doença.

A escolha do medicamento como opção de tratamento deve pesar também o seu custo e benefício, pois o preço é bem maior que os cremes de corticosteróides.