Acidentes domésticos, ou traumas como também podem ser definidos, acontecem a todo momento e devem ser uma preocupação. Uma queimadura provocada por água fervente, lesões com sangramento provocados por objetos cortantes, choques elétricos e até mordidas de cachorro estão na lista dos acidentes.
Estima-se que são mais de mil ocorrências deste tipo todos os dias, apenas no estado de São Paulo. Em função disso, o gastroenterologista Dr. Rogério Toledo Junior criou a Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos e idealizou o Projeto Casa Mais Segura. Ele despertou para este problema após sua esposa ter sofrido um acidente doméstico grave.
No portal do projeto (www.casamaissegura.com.br) é possível ter acesso a medidas preventivas e cartilhas educativas, disponíveis para download. Todo material foi elaborado por diversas sociedades de especialistas, inclusive a SBD, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e o Proteste com o intuito de reduzir as ocorrências que ainda são a grande causa de mortalidade entre crianças e idosos, além de permitir o acesso a essas informações para todas as pessoas. Na execução do projeto, houve uam comissão multidisciplinar da qual participou a dermatologista Christine Donato Pizza.
Fonte: http://www.sbd.org.br
Compartilhe: