contato@diversitadermatologia.com.br(31) 3281-4118 | 3281-3926(31) 98831-1002

Saiba o que causa e as formas de controlar a caspa

Por:digitalpixel
Notícias

11

jul 2012

A caspa pode surgir ou piorar no outono-inverno, mas outros fatores podem causar o problema como o estresse emocional, o consumo de alimentos muito gordurosos e de bebidas alcoólicas, além de banhos muito quentes

 

No outono-inverno, a caspa pode surgir ou piorar. Mas o problema não aparece apenas quando a temperatura diminuiu. Há outros fatores que provocam os indesejáveis pontos brancos no couro cabeludo, que chegam até se alojar nos ombros – e causar constrangimento. Porém, mesmo que não possa ser eliminado, trata-se de um incômodo controlável, de acordo com a dermatologista Fernanda Sanchez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

A médica explica que a caspa (ou dermatite seborreica) é uma inflamação crônica da pele seguida de vermelhidão, prurido e descamação, e pode acometer não só o couro cabeludo, mas também as sobrancelhas, a face e o tórax.

 

Por que a caspa aparece?

Fernanda Sanchez – Algumas pessoas têm propensão genética para desenvolver essa patologia e acredita-se que há dois principais fatores para o surgimento dela: o fungo Pytirosporum ovale e a produção excessiva das glândulas sebáceas, que torna o couro cabeludo mais oleoso. Porém, outros aspectos podem favorecer, como: o estresse emocional, as baixas temperaturas, o consumo de alimentos muito gordurosos e de bebidas alcoólicas, além de banhos muito quentes.

A caspa costuma ser mais comum nos jovens?

Fernanda Sanchez – O surgimento da caspa é mais frequente ao redor dos 20 anos e muito raro após os 50 anos. Os sintomas aparecem após a puberdade, quando os hormônios androgênicos estão mais exacerbados e há um aumento na produção de oleosidade.

 

Como se controla a caspa?

Fernanda Sanchez – Para driblar o problema, deve-se investir na diminuição da oleosidade da pele. Isso pode ser feito usando-se sabonetes e xampus que contenham substâncias como ácido salicílico, enxofre e antifúngicos como cetoconazol, piritionato de zinco e ciclopirox. Em muitos casos, é necessário aderir às loções ou cremes com corticóides para acalmar a irritação da pele.

 

O que deve ser evitado?

Fernanda Sanchez – Os xampus do tipo 2 em 1 ou a aplicação de qualquer cosmético, como condicionador ou leave-in perto da raiz, devem ser evitados por aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

 

Existem outras medidas que podem ser tomadas contra a caspa?

Fernanda Sanchez – Há também a possibilidade de se controlar o incômodo ingerindo produtos com probióticos (lactobacilos), que reforçam a barreira de proteção da pele, para combater a formação da caspa e evitar sua reincidência. O produto deve ser consumidor por, no mínimo, dois meses para que os resultados apareçam, mas precisa ser indicado por médico. Portanto, se você não consegue controlar a caspa, procure um dermatologista e siga as orientações dele.

 

Fonte: Terra


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

R. Professor Moraes, 714, Salas 1001 a 1003 Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

(31) 3281-4118 | 3281-3926

(31) 98831-1002

contato@diversitadermatologia.com.br