contato@diversitadermatologia.com.br(31) 3281-4118 | 3281-3926(31) 98831-1002

Sua pele está seca? Saiba como se cuidar!

Por:digitalpixel
Notícias

01

out 2012

 

Pele descamada e repuxada e lábios rachados são sinais evidentes de que o corpo pede socorro. Esses sintomas são consequência da baixa umidade relativa do ar, situação que tem se tornado rotina em São Paulo. De acordo com a dermatologista Carolina Ferolla, o tempo seco faz com que a pele perca água, sobretudo se não estiver protegida. "Basta um dia assim para desencadear o quadro de ressecamento que, se não tratado imediatamente, pode até tornar-se crônico", alerta. A face, por estar mais exposta, é a área mais agredida. Quando a pele perde água, sua barreira cutânea, uma espécie de filme protetor natural, responde com o ressecamento.

Nesses casos, além de ingerir muito líquido, é preciso tratar externamente, esclarece a dermatologista Luciana Conrado, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "De preferência com hidratantes fluidos, para o tipo específico de pele. Loções para bebês também são ótimas para peles sensíveis", afirma. Se o quadro de descamação for crítico, é melhor procurar um dermatologista para avaliação da pele. E, para se prevenir, a regra é caprichar na dobradinha hidratação e proteção. "O mercado tem muitas opções de FPS com hidratantes", diz Luciana.

A limpeza também é importante, uma vez que, nesse clima, a pele fica mais vulnerável à poluição. Os especialistas indicam o uso de sabonetes neutros, que tenham o Ph baixo. "Do contrário, o quadro piora. Também não é bom lavar-se com água quente", adverte a médica.

Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Academia Americana de Dermatologia, os lábios são outra área sensível ao tempo seco, principalmente se a pessoa insiste em molhá-los com a saliva, que tem um Ph ácido. "A sensação inicial é de alívio, mas depois o ressecamento piora", afirma Bellini. Para hidratar, ele recomenda os produtos específicos para esse fim.

AÇÃO E REAÇÃO – A dermatologista Carolina Ferolla diz que todos os tipos de pele, até as mais oleosas, sofrem com a baixa umidade do ar. E de formas distintas. "Todas vão precisar de cuidados", afirma. Confira as diferentes reações:

– Peles finas, sensíveis e muito brancas: surgem manchas com aspecto ressecado e avermelhado e erupções similares à acne;

– Muito oleosas: também apresentam ressecamento, pois a pele perde água, não óleo. Se não tratadas, a oleosidade pode aumentar, como uma defesa da pele;

– Mistas: ressecam e podem descamar em áreas mais sensíveis e expostas.

 

 

Abril.com 


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

R. Professor Moraes, 714, Salas 1001 a 1003 Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

(31) 3281-4118 | 3281-3926

(31) 98831-1002

contato@diversitadermatologia.com.br