contato@diversitadermatologia.com.br(31) 3281-3926 | 3022-2787(31) 98831-1002

SBD organiza ações no Dia Mundial de Conscientização da Psoríase para combater o preconceito e esclarecer a população

Por:digitalpixel
Blog | Notícias | Pele

29

out 2015

A SBD lança a campanha “Um Toque de… Conhecimento, Inspiração e Informação” com a exibição de um documentário de quatro minutos contando a história de dois pacientes com psoríase que deram seus testemunhos sobre dificuldades e superações para enfrentar a doença, ainda estigmatizada pela sociedade. O filme faz parte de uma mobilização nas redes sociais criada pelo Dia Nacional de Conscientização da Psoríase (29 de outubro) e deve impactar mais de um milhão de pessoas, entre a população em geral e profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 2% da população mundial tem psoríase – uma doença crônica, sistêmica, inflamatória e não contagiosa que afeta principalmente a pele – e sofre com o preconceito causado pela falta de informação.

O documentário apresenta depoimentos de Shirlei Nidia Pereira, de 40 anos de idade, e Alexandre Ultramari, com 72 anos, que têm longo histórico de convivência, dúvidas, sofrimentos e lembranças difíceis  sobre a doença. Ambos relatam emocionados sobre todo o preconceito e a reclusão que já tiveram que enfrentar por causa da doença. Num segundo momento, contam sobre os avanços, o aprendizado, a força dos familiares e amigos e a gratidão pelos especialistas que ajudaram e ajudam na condução de todo o histórico médico e pessoal.

“Queremos mostrar que o paciente com psoríase merece ser tratado com igualdade por todos. No documentário, buscamos valorizá-lo e frisar a importância da realização do atendimento por um médico dermatologista. Esperamos sensibilizar todos com a história de vida de cada uma dessas pessoas”, afirma o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

Segundo o coordenador da Campanha Nacional de Psoríase da SBD, Marcelo Arnone, a iniciativa demonstra o compromisso da SBD com esses pacientes e também com a população brasileira, ressaltando o papel fundamental do dermatologista para a sociedade.

“Essa campanha é um reconhecimento da SBD a esses pacientes e visa desmitificar o preconceito. A intenção é que seja um vídeo viral, para que muitas pessoas tenham acesso e possam espalhar essa ideia”, afirma Marcelo Arnone.

A ação é um desdobramento da “Declaração dos Direitos da Pele”, documento recém-proposto pela instituição que orienta sobre os direitos e deveres para uma pele saudável e a valorização do médico dermatologista associado à SBD.

Fonte: SBD


Compartilhe:

Siga-nos no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

R. Professor Moraes, 714, Salas 1001 a 1003 Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

(31) 3281-3926 | 3022-2787

(31) 98831-1002

contato@diversitadermatologia.com.br